domingo, 17 de julho de 2011

Utilização Do Blog Como Recurso Pedagógico

Os  blogs  são  um  dos  recursos  de  publicação mais  utilizados  naquilo que  Tim  Berners- Lee,  criador  da  WWW,  chamou  da  “Web  da  leitura/escrita” [read/write  Web].  Integra  a  categoria  do  que  é  chamado  software  social,  que    vem sendo    definido    como    uma    ferramenta,    (para    aumentar    habilidades  sociais  e colaborativas humanas), como um meio (para  facilitar conexões sociais e o intercâmbio de  informações)  e  como  u ma  ecologia  (permitindo  um  “sistema  de  pessoas,  práticas, valores  e  tecnologias  num  ambiente  particular    local”)    (SUTER;  ALEXANDER; KAPLAN, 2005).
Tão  importante  quanto  utilizar  os  blogues  como  ferramenta  de publicação na web é transformá-lo num espaço para interações e/ou conversações entre todos.  Não  se  trata  de  se  tornar  apenas  uma  ferramenta  de  leitura  ou  escrita,  mas sobretudo,  uma  ferramenta  que  incentive  a  interação  entre  os  aprendizes.
A idéia dos blogues em contextos educacionais, sobretudo como ferramenta de apoio às aprendizagens, deve estar focada na interação entre aqueles que aprendem, os  recursos  educacionais  e  aqueles  que  são,  supostamente,  os  mais  experientes  (os professores).
Cabe ressaltar, que o  professor  não  pode  deixar  de  estabelecer  objetivos  e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro  o  que  espera  do  aluno  e  o  que  pretende  com  a  proposta  de  trabalho.  Assim  a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.

Texto extraído do site:  http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/utilizacao-do-blog-como-recurso-pedagogico-950443.html. Em 17 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário